• pt-br
  • en
Trilhas
TRILHA DO SINO E ADJACÊNCIAS

A Pedra do Sino, com 2.275m de altitude, é o ponto culminante da Serra dos Órgãos. Percorrendo sua longa trilha, que começa na sede do Parque em Teresópolis, é possível acompanhar a transição entre a exuberante Mata Atlântica e os típicos campos de Altitude. A Trilha principal é bem definida e agradável de caminhar e em sua extensão de 9 km existem diversas possibilidades para acessar outros cumes que representam lindos atrativos do Parnaso. Detalhamos abaixo alguns desses atrativos. É importante frisar que para acessá-los é aconselhável a contratação de um Guia/Condutor que conheça minunciosamente o local.

Agulhinha do Beija Flor

A trilha de acesso a Pedra do Sino, em seus primeiros 15 minutos possui uma picada a direita um pouco escondida que leva a esse atrativo espetacular. Após atravessar o rio beija flor o acesso se torna difícil e íngreme, a montanha tem 1.480 metros de altitude e uma vista excelente para a Verruga do Frade, Papudo e grande parte da área urbana do município e da Serra dos Órgãos.

Travessia da Neblina e Verruga do Frade

Esta é uma ótima opção para os que curtem lances de escalaminhada e rapel com trechos técnicos e sinuosos. O interessante desta trilha é que pode ser realizada por cima, entrando à esquerda próximo a Cota 2.000 (este nome se dá pela elevação em relação ao nível do mar) na Trilha da Pedra do Sino, ou por baixo, na mesma trilha, só que próximo ao antigo abrigo 2.

As possibilidades de visuais incríveis em 360º e muita aventura estão garantidos neste roteiro, os cumes que ligam a trilha são: Queixo do Frade, Morro das Cruzes além de passar na base da verruga do Frade e na entrada da trilha que leva ao Capucho do Frade. Esta travessia é utilizada também por escaladores experientes que pretendam escalar a Verruga do Frade, que possui 1.960 metros de altitude. Esta escalada é um misto de Chaminé com lance artificial, também aconselha-se um guia experiente para realizá-la.

Trilha Caminho das orquídeas

Esta também é uma opção ideal para os que curtem muita aventura em meio a exuberante mata atlântica, percorrendo trechos de lajes, campos de altitude com belíssimas paisagens.

O caminho das orquídeas é a trilha que dá acesso a importantes cumes da Serra dos Órgãos como a escalada da Agulhado Diabo  com 2.050 metros de altitude, a Chaminé Cassim no Morro do São Pedro com 2.160 metros de altitude, Morro do São João com 2.020 metros de altitude e Mirante do Inferno com 1.980 metros de altitude. Todas essas possibilidades podem ser exploradas por esse lindo caminho, que como diz o nome é farto de belíssimas orquídeas.

Papudo

Um dos picos mais altos da Serra dos Órgãos, o Papudo é a montanha que completa o complexo dos picos que formam o rosto do Frade. Com seus 2.218 metros de altitude essa formação rochosa melhor apresenta a vista para a cidade de Teresópolis.

Sua trilha também inicia-se entre o trecho da Cota 2.000 e o abrigo 4. Vista da cidade a impressão é de que o Papudo é a montanha mais alta da Serra dos Órgãos.

São Pedro

Essa trilha é bem rápida, porém de difícil orientação com trechos de charco e lajeados. Partindo do abrigo 4, sua entrada fica na Pedra da Baleia levando a um amplo cume rochoso com a vista mais privilegiada da Agulha do Diabo. O morro do São Pedro possui 2.160 metros de altitude.

O que levar…

Mochila de 40 a 60 litros, saco de dormir (de 0 a -5 graus), lanterna com pilhas extras, 1 cantil, protetor solar, repelente, segunda pele, agasalho leve, anorak, dry tech, capa de chuva, bastão de caminhada, bota ou tênis antiderrapante e impermeável já usados, meias de trekking, gorro, luvas. Alimentação macarrão instantâneo, nuts, frutas secas, leite em pó, café solúvel, chocolate, ovos cozidos e outros alimentos secos e embutidos.

  • Sede Sede Teresópolis
  • Dificuldade Pesado